Mel de Aroeira 300 g
O mel de aroeira é um tipo de mel de abelha, muito característico do Norte de Minas. Ele leva esse nome porque as abelhas retiram os recursos para a produção desse mel da planta Myracrodruon urundeuva, um tipo de aroeira, vegetação predominante em regiões de mata seca. Este mel apresenta uma coloração mais escura e seu sabor é mais forte.
Benefícios, mel de aroeira serve para que?
O mel de aroeira do Norte de Minas é um produto com características medicinais diferenciadas, comprovadas por pesquisas científicas. Possui ação antibacteriana, inclusive em relação à Helicobacter pylori, causadora de gastrite, além de ação anti-inflamatória, o que fortalece o sistema imunológico.
Como usar, quantidade diária, como tomar?
É indicado consumir no máximo 3 colheres de sopa de mel por dia, que podem ser adicionadas em sucos, vitaminas, biscoitos, bolos ou outras receitas culinárias.
Coloração e sabor:
A coloração, o aroma e o sabor do mel variam de acordo com a sua origem floral. Não tem influência na qualidade do mel. Quanto mais escuro o mel, mais sais minerais poderão ser encontrados em sua composição e, consequentemente, sabor e aroma mais fortes. O mel mais claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma suave. Sendo que o mel cristalizado apresenta uma coloração mais clara do que quando em estado líquido.
Cristalização:
A cristalização é um processo natural do mel e depende principalmente da origem floral, do teor de umidade, da concentração de açúcares (glicose), da temperatura ambiente e da presença de partículas, como grãos de pólen. O mel cristalizado não perde suas propriedades nutricionais e pode ser consumido normalmente. Para descristalizá-lo, é indicado colocá-lo em banho-maria, com temperatura inferior a 40°C.