Mel Silvestre 770 g
O mel silvestre da região das montanhas do Espírito Santo é nomeado desta forma, por não ter uma flor específica que predomina em sua composição, ele varia com a realidade da florada de onde são extraídos (mel de terroir). Possui uma cor mais clara e um sabor mais leve, muito apreciado pelo consumidor. Otimo para adoçar bebidas e em associação a frutas, ceriais e pães. Excelente para começar seu café de manha.
Benefícios, mel silvestre serve para que?
Aumenta as defesas do corpo
Os compostos presentes no mel garantem seu poder antioxidante. Por isso, o alimento se destaca na redução do risco de infarto e derrames, promoção da saúde dos olhos e auxílio em alguns tipos de câncer, impedindo a multiplicação das células cancerígenas. O mel silvestre também tem a importante função de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Se ingerido antes de dormir, também auxilia na qualidade do sono, pois estimula a produção de serotonina.
Melhora a saúde do coração
O mel silvestre traz benefícios à saúde do coração. Ele é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a formação de coágulos. Tal processo ajuda na diminuição da pressão arterial, prevenindo a ocorrência de doenças do coração.
Melhora o colesterol e diminui os triglicerídeos
O mel silvestre também funciona como um bom aliado do combate ao colesterol alto. Ele pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL) do corpo. Além disso, o mel também pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos.
Combate bactérias e fungos em feridas
As propriedades que o mel silvestre possui reduzem o tempo de cicatrização. Ele é capaz de esterilizar feridas, reduzindo a dor, cheiro e tamanho e promovendo, assim, a sua cura de forma mais rápida. O mel silvestre pode tratar bactérias resistentes a antibióticos, úlceras e feridas a longo prazo após a realização de cirurgia ou ocorrências de queimaduras
Alivia a dor de garganta, asma e tosse
O mel reduz a inflamação e o inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado, melhorando o sono das pessoas. Ele age protegendo a mucosa da garganta contra a irritação, reduzindo e aliviando a tosse.
Melhora a saúde gastrointestinal
O mel é benéfico para a digestão e para a saúde em geral, pois ele é um probiótico potente que nutre as bactérias boas que vivem no intestino. Ele também pode ser usado para tratar problemas digestivos, como diarreia, e é eficaz no tratamento de bactérias que causam úlceras gástricas.
Ajuda na memória e na ansiedade
O uso do mel em substituição ao açúcar tem sido associado com a melhora da memória e dos níveis de ansiedade. Além disso, estudos indicam que ele também pode melhorar a memória de mulheres na menopausa e pós-menopausa.
Como usar, quantidade diária, como tomar?
É indicado consumir no máximo 3 colheres de sopa de mel por dia, que podem ser adicionadas em sucos, vitaminas, biscoitos, bolos ou outras receitas culinárias. O consumo frequente do mel, associado a uma alimentação equilibrada ajuda a melhorar sua memória e a qualidade do seu sono.
Coloração e sabor
A coloração, o aroma e o sabor do mel variam de acordo com a sua origem floral. Não tem influência na qualidade do mel. Quanto mais escuro o mel, mais sais minerais poderão ser encontrados em sua composição e, consequentemente, sabor e aroma mais fortes. O mel mais claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma suave. Sendo que o mel cristalizado apresenta uma coloração mais clara do que quando em estado líquido.
Cristalização
A cristalização é um processo natural do mel e depende principalmente da origem floral, do teor de umidade, da concentração de açúcares (glicose), da temperatura ambiente e da presença de partículas, como grãos de pólen. O mel cristalizado não perde suas propriedades nutricionais e pode ser consumido normalmente. Para descristalizá-lo, é indicado colocá-lo em banho-maria, com temperatura inferior a 40°C.